quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sonhos

A Enciclopédia define os sonhos como uma experiência que possui distintos significados se for levado em consideração as várias crenças envolvendo religião, ciência e cultura.

Para a ciência os sonhos nada mais são que uma experiência do inconsciente durante nosso período de sono. Ou seja,  a maior parte das vezes, os sonhos nada mais são que a busca pela realização de um desejo reprimido, a busca de um ideal, de um equilíbrio.

Pesquisando estas definições começo a enxergar algumas verdades e desejos sobre mim mesma, que até então, meu consciente sempre deixou bem claro - de uma forma ou de outra - que são coisas que preciso aprender a viver sem, são coisas que eu não posso querer ou desejar pois nunca as terei e alimentar tal esperança vã, seria só mais uma forma de criar e alimentar um novo sofrimento. Sendo assim, eu passei a não desejá-las e até a repudiá-las.

Esta manhã eu acordei como sempre com o mix de sentimentos, mas desta vez, a sensação deste mix era totalmente nova, extasiante, inquietante e desapontante também.

Eu raramente me lembro dos meus sonhos mas durante esta noite, entre vários sonhos sem sentido, passou-se uma história com roteiro, com estrutura. Na história principal sempre apareciam os mesmos personagens, o mais interessante é que eu nunca vi nenhum deles! Pelo menos, não os conheço.

Eu sempre tive este desejo infantil e irrealista de achar "My People" - Meu Pessoal, Minha Galera - e que eu faria parte disso, e de que certa forma, eles me libertariam da escravidão do meu vazio. Me faziam me sentir pertencente a algo e eu era uma peça muito importante deste "algo".

Meu sonho além de idealizar este desejo - o que é mais que normal que eu sonhe pois sempre tento, com resultados frustrantes, achar ou tentar enquadrar as pessoas na minha ideia de "My People" - também idealizou um outro desejo jamais explorado pelo meu consciente, subconsciente e até mesmo pelo meu inconsciente, até então. Eu estava apaixonada neste sonho, e o cara efetivamente fazia parte do "My People".

Ele estava apaixonado também, estávamos noivos e durante toda a história eu encontrava com pessoas do meu dia a dia, com amigos e familiares e eu sabia que eu os amava e eles faziam parte da minha felicidade, mas não se comparava com o sentimento de amor, segurança, lealdade e realização que o "My People" me proporcionavam em especial porque eu estava vivendo algo diferente, intenso e confortante com um dos integrantes do "grupo".

No sonho eu pude "sentir" ou ao menos ter a representação limitada do que é amar um homem e ser amada por ele... O que mais me impressionou? Eu gostei da sensação, eu desejei que aquilo fosse verdade no momento em que abri meus olhos pela manhã.

Mesmo sendo um sonho, tive uma sensação gostosa nos primeiros 30 minutos em que meus olhos se abriram e não, a sensação não tinha haver com sexo. Era algo mais intenso, profundo e duradouro. Acho que ainda estava em êxtase tentando me lembrar de todos os detalhes da minha fingida e forçada representação do que deve ser "estar apaixonada", e por um momento eu me permiti devanear sobre esta fantasia.

A questão que fica martelando em minha mente é o porquê deste sonho? Será que eu tenho um desejo reprimido pra amar romanticamente alguém? Será que meu inconsciente de alguma forma acredita que desta forma meu vazio, solidão e sofrimento seriam amenizados? Desta forma talvez eu consiga enxergar o sol, a luz no fim do horizonte?

Não sei, mas sei que com certeza é só cavar fundo uma cova perigosa e escorregadia. E num instinto de sobrevivência e autopreservação as vezes é necessário sacrificar algumas "variantes" e seguir nos caminhos mais "concretos" que já conhecemos, por mais espinhosos que seja.

Até porque, por mais desejáveis, irreais ou reais, impossíveis ou possíveis que sejam nossos sonhos, eles são apenas Sonhos.

9 comentários:

  1. Aiiiiiiiiiiiiiiii meu... que lindo... rs (esboçando um sorriso triste e sereno...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por me acompanhar nas batalhas. Ainda vamos vencer esta guerra. rs

      Excluir
  2. Com o conhecimento que temos, sei que os sonhos são pensamentos inquietantes do subconciente.
    Mas isto sempre me intrigou, visto que no passado Deus usava sonhos para profetizar e etc.
    Não que sejamos profetas longe disto.
    Mas fico surpreso com muitos deles(sonhos)
    Porém não fico intrigado pois sei que não teremos respostas concretas, ainda bem que nao pagamos por eles,
    Quando lembro de algum logo o esqueço pois eles nao vão melhorar o que sou.
    Mas sonhar é bom principalmente se o sonho for com coisas que se realizarão da maneira correta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pensamentos inquietantes do subconsciente" - Definição perfeita! É exatamente assim que me senti.

      Excluir
  3. Acho que consegui sentir tudo o que você sentiu pelas suas palavras. A sensação de plenitude, de paixão....tudo muito bem escrito! Maravilhoso Vê, esse texto mexeu comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isaa. É reconfortante sentir que outras pessoas conseguem me ver através das minhas palavras e me entender. ♥

      Excluir
  4. Caí de para quedas nesse blog e já estou gostando de ler suas verdades e intensidades... me faz refletir... vou ficando um pouco mais e explorando....

    ResponderExcluir