quinta-feira, 22 de maio de 2014

Força

Para Isaac Newton a "Força" era um conceito fundamental para o desenvolvimento das suas três leis - as quais hoje nos permite - ter uma base para compreensão dos corpos materiais, seja celeste, seja terrestre.

Para uns a força se baseia somente no quesito físico - músculos ou até mesmo gordura em excesso -, para outros a força pode ser referir a uma condição mental. Falando no quesito emocional a grande parte das pessoas creem que as pessoas fortes são aquelas que não se abalam por nada, aquelas "sangue de barata".

Não sei se concordo com isso, quer dizer, com TUDO isso. Em especial na definição emocional. Veja bem, vamos analisar o que Newton descobriu com relação a Força por si só.

A primeira lei Newtoniana prega que todo corpo continua em seu estado de repouso a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas. O que seriam forças aplicadas? Porque eu te digo - não, na verdade eu te garanto que durante uma crise depressiva + máxima sensibilidade + choro +  crise do pânico + total desespero, não existe nenhuma força aplicada em você - e a coisa que você menos deseja é estar exposta, em especial exposta, com aqueles - pessoas e ambientes -  que te deixam ainda mais vulnerável.

Mas e ai se este ambiente inimigo é algo como seu emprego? O que a gente faz? O que você faz se você simplesmente Necessita trabalhar devido a alguns (vários), erros de percurso que você teve ao se direcionar a sua classe econômica? E se além deste grande desvio (dívidas), você ainda tem compromissos básicos - como por exemplo, com sua saúde mental - que custa caro?

Nessa situação o que você faz? Você levanta e vai soluçando, mas vai. Com dor no peito, falta de ar e com um desejo ardente - mais ardente do que qualquer coisa que você já tenha desejado na vida - de simplesmente ir embora... You just want walk away, mas já que você não pode, você caminha sofrendo por antecipação pelas 9 horas que terá de enfrentar de total tortura psicológica.

A loucura é tanta que você não sabe se vai correndo pra tudo acabar logo, ou se você vai lentamente pra se preparar e adiar o inevitável. É aquela velha história que eu não consigo entender, a cada dia que passa temos um dia a menos ou um dia a mais?

Então pra mim a base da lei de Newton e o conceito da maioria das pessoas está totalmente distorcido no quesito Força. 

Força mesmo é sentir que a sua sobrevivência não é desejada, mas apenas necessária e mesmo assim seguir em frente. Força mesmo é se confrontar todos os dias com o poema guerreiro:

Once more into the fray 
Mais uma vez adentro a batalha
Into the last good fight I'll ever know
Vou para uma das últimas boas brigas que terei
Live and die on this day 
Viver e morrer nesse dia
Live and die on this day
Viver e morrer nesse dia