terça-feira, 24 de junho de 2014

Empatia

Bob Hoffman descreveu a empatia como sendo a resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa.

Já a psicologia vai um pouco mais além e entende a Empatia como uma forma de inteligência emocional que pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva -relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.

Ou seja,  falando de forma direta e objetiva a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. De entender o outro, de racionalizar como agiríamos se estivéssemos no lugar da pessoa, levando em conta todo o universo de coisas que giram em torno da situação e emoções DELA. Desta forma conseguimos ter uma atitude altruísta e de compaixão. 

Eu acredito na empatia e no altruísmo, até porque, a bíblia destaca estas qualidades e incentiva os cristãos a cultivá-las. Mas, eu me pergunto como uma pessoa pode genuinamente se colocar no lugar de outra? Como alguém pode se colocar genuinamente no meu lugar?

A questão é que todos nós sofremos com as influências da nossa infância, e é por isso que ninguém conhece, e nem pode realmente entender completamente outra pessoa.

Quer dizer, como podemos conhecer a dor de infância de outra pessoa? Como podemos nos colocar no lugar dela? Realmente tentar sentir suas dores e tentar entender suas ações, se jamais saberemos tudo o que ela carrega consigo?

Acredito que meditar nestas respostas seja o primeiro passo para se cultivar a empatia. Aceitar que não temos o direito, e muito menos a capacidade de julgar qualquer um que seja por qualquer motivo que seja.

2 comentários:

  1. Não julgar é uma forma de empatia. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato amiga! As pessoas tem que parar com esta mania feia de julgar dores que elas nunca sentiram.

      Excluir