segunda-feira, 17 de março de 2014

O Tempo

O tempo é algo tão intangível que as próprias definições dele usam muito termos como noção, senso, sensação, ciência, ilusão, evidências, relatividade, momento, estado... entre várias outras.

Mas o meu tempo se baseia em momentos e em fases.  E infelizmente as vezes este tempo - os maus tempos, maus momentos - me passam a impressão de que não passam, não giram, não avançam, não mudam.

Gostaria de deter o poder pra ultrapassar toda fase ruim, frustrante e decepcionante e dar um "Replay" só nas partes que estávamos "bem", ou então poder passar adiante as fases ruins e começar a assistir só a partir da tão aguardada calmaria após a tempestade.

Diante da imutável verdade que não podemos voltar ao passado, não podemos pular para o futuro e TEMOS que viver o dia a cada dia, a hora a cada hora, o segundo após o segundo - independente do momento ou fase que estamos - temos que criar estratégias para vivermos e tirarmos o melhor de cada fase e momento, seja ele bom ou ruim.

Nesta fase da minha vida eu me esforço em focar na minha melhora contínua e aceitar e aprender - com o coração aberto - tantas coisas duras, porém necessárias, que a vida e minha doença tem me ensinado. Não está sendo nada fácil.

Uma das lições que mais estou sofrendo pra aprender - não por falta de entendimento, mas por resistência a aceitação - É entender que quando alguém que você preza, alguém que pelo qual você se dedicou simplesmente te abandona e você percebe que a recíproca não era assim tão verdadeira - ou até era, mas não é mais e a pessoa não enxerga ou simplesmente não se importa com a dor que você está sentindo, e em como esta rejeição esta acabando com você - não importa a postura que você irá adotar, você não vai mudar o fato de estar sendo abandonada.

Não importa se você fingir ser indiferente a situação e se agarrar ao seu orgulho dizendo pra si mesma "Eu vou sobreviver", ou então ser mais dramática e exigir explicações, exigir saber como a pessoa é capaz, como ela ousa te virar as costas desta forma. Nenhuma reação vai mudar o fato de que estas pessoas estão indo embora.

A única coisa que você pode fazer, é entender e se não conseguir - como eu - aceitar que as coisas mudam, as afinidades mudam, que as pessoas não reagem da mesma forma a determinadas situações e tem coisas que são muito pesadas pra estrutura emocional delas, então infelizmente elas vão embora mesmo.

Só que a vida continua... E é a partir daí que devemos ser sinceros e entender que a maior parte do problema, não está nas pessoas em si, mas sim em toda nossa problemática. O problema é que estendemos sem moderação um tapete vermelho para as pessoas e nos doamos ao máximo, mas a maioria delas, simplesmente não tem a capacidade de fazer o mesmo - não é nem que elas sejam ruins ou ingratas - elas simplesmente não são assim e não sabem lidar com todo este nosso misterioso e profundo mundo - e sinceramente - elas não querem. Nós mesmos não queremos, mas infelizmente temos.

E então com o desenrolar de tantas coisas, e frustrações e conversas desencontradas, você descobre e aprende que não faz sentido explicar pra essas pessoas - por mais que elas perguntem - o porquê  disso ou daquilo, ou por que você agiu desta forma ou por que você é assim. Não faz o mínimo sentido se esforçar em ajudá-las a entender por que elas não tem ideia do que é precisar procurar segurança  em outras pessoas.

E vamos na torcida do nosso precioso tempo nos dar tempo o suficiente pra aprender, mas não tanto a ponto de duvidarmos que Tudo Passa.

5 comentários:

  1. Meeeu, não tenho o que dizer diante da sensacional conclusão! Simplesmente matou a pau! Vou usa-la em algum momento da vida ou de um post, enfim! Preciso, mas poético!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho interessante a busca incansável pelo reconhecimento dos outros, respeito quem busca, porém no fundo é vaidade, todos temos frustração e mágoa, aprendi que dependemos de uma única e verdadeira amizade de um ser que esta conosco 24hrs literalmente a nossa disposição,basta fechar os olhos e fazer um oração.

    ResponderExcluir
  3. "... não sabem lidar com todo este nosso misterioso e profundo mundo.".... é verdade! Não sabem mesmo. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por não saberem acabam por ter atitudes que nos magoam muito... O ser humano tem medo do que não conhece, mas também parece ter medo de conhecer...

      Excluir