im-pul-so
Substantivo Masculino
- Força que provoca movimento de um corpo. (voluntária ou INVOLUNTARIAMENTE);
- Oscilações altíssimas, muitas vezes sem aparente razão ou fundamento;
- Força que IMPELE á pratica de um ato;
- NECESSIDADE IMPETUOSA, que leva á práticas de atos impensados, descontrolados e irrefletidos resultantes de estímulos e incitamentos INCONTROLÁVEIS.
Bem acredito eu que estas descrições dão uma visão geral e razoável do que significa o impulso e conseqüentemente dá uma visão de pessoas, que assim como eu, são impulsivas no mais pleno sentido da palavra.E sim, o verbo está correto "são", a impulsividade no pleno sentido da palavra não se possui, se é!
Eu não sou simplesmente a pessoa com dificuldade de auto-controle, eu sou aquela pessoa que não tem uma parte importante do "raciocínio" funcionando a pleno vapor. Não me entendam mal, minha capacidade de aprendizado e desenvolvimento é até acima da média - (+ de 20% acima) disse um destes testes de Q.I que a gente faz na faculdade - meu raciocínio é falho no que os médicos chamam de "filtro" entre o que se pensa e se sente, e ao que se fala e se faz.
Deixa eu ser mais clara. Uma das funções do nosso raciocínio é filtrar as coisas que pensamos antes de falarmos e filtrar nossos desejos e vontades antes do ato, seja ele qual for. Meu raciocínio "não funciona" nestes aspectos. Eu falo e ajo na velocidade da luz das minhas emoções e pensamentos.
Logicamente que não preciso dizer que este comportamento traz muitos prejuízos pra mim mesma e obviamente aos em minha volta, fora as situações inusitadas e constrangedoras que você cria no meio do percusso - como assediar um amigo afim de suprir ao menos o mínimo possível de alguma necessidade latente do momento - .
O que eu acho mais engraçado é que analisando a frio modo é muito simples resolver esta questão: Meu Deus é só você parar para pensar! Pare para pensar antes de falar, pare para pensar antes de agir, pare para pensar antes de comer, pare para pensar antes de beber, pare de pensar antes de gastar.
Só que não! Meus pensamentos viajam 5x mais rápido que a velocidade da luz, o que faz com que aquele ditado popular sirva pra mim, porém ao contrário: "Faz primeiro, pensa depois".