sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

País das Maravilhas - Wonderland

A saúde mental (sanidade mental) é descrita como
"um nível de qualidade de vida cognitiva e emocional ou a ausência de uma doença mental... a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica".

Ao passo que a loucura ou insanidade é descrita como "condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade."

O que seriam pensamentos considerados anormais pela sociedade? Acho que não existem respostas tabeladas a esta questão, deve ser por isso que a Organização Mundial de Saúde, afirma que não existe uma definição "oficial" de saúde mental.

Esse é um tema amplamente abordado e ao mesmo tempo amplamente camuflado. Vários, grandes nomes, da literatura, cinema, contos abordam tão intensamente e tão camufladamente este tema, que não da pra medir a satisfação do telespectador. Não dá pra saber se o fulano gostou, porque entendeu a mensagem, ou se ele gostou porque não entendeu - e o contrário também é verdadeiro - não sei se o indivíduo que não apreciou, não se atentou ao real significado da obra, ou se ele se atentou, e por este motivo não gostou.

Filmes como Alice no País das Maravilhas, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Amnésia, O Grande Truque, Ilha do Medo, Cisne Negro, entre outros, que são campeões de bilheteria, trazem a tona histórias distintas, mas que tem a base em comum - os protagonistas destes trailers - tinham tudo e ao mesmo tempo não tinham nada, desejavam ardentemente se encontrar, e tinham uma obsessão tão intensa neste aspecto que os levava a um ponto de loucura, que ao mesmo tempo que era assustadora, era deslumbrante.

Analisando como exemplo o clássico Alice no País das Maravilhas, fica claro que a mensagem da história definitivamente não foi entendida na época de sua criação. Começando pelo fato que a história foi escrita por Lewis Carroll (Charles Lutwidge Dodgson), que era um matemático que escrevia livros somente questionando a lógica das coisas, conseguimos discernir que o objetivo dele não era criar um conto infantil.

Em 2010 o incrível Tim Burton, fez como que uma "continuação" da história, mas se valendo dos mesmos questionamentos, medos e dúvidas do conto original, acredito que ele tenha tentando trazer a real mensagem que Carroll tinha em mente, porém, não sei se seu objetivo foi alcançado.

Falando brevemente da Alice, a história claramente questiona os padrões sociais, os desafios, os questionamentos, a busca da identidade, a insatisfação com a realidade que a jovem - Alice - se depara.

Ao tentar fugir da realidade infeliz, Alice cai em um buraco que a leva ao Pais das Maravilhas - seu inconsciente - mundo em que nada é impossível.

No buraco que a Alice cai, vários objetos - sem sentindo - estão voando desordenadamente, alguns até mesmo de ponta cabeça. Isso mostra o quanto nosso inconsciente não apresenta lógica, ordem ou até mesmo racionalidade, o que pode nos impulsionar a ações incompreendidas.

Fora isso, todos os personagens que ela encontra no caminho tem significados bem específicos. O coelho com o relógio que está sempre com pressa, simboliza obviamente o Tempo. O tempo que é tão rígido e exigente e marca a quebra com a realidade e nosso mundo de "fantasias".

No País das Maravilhas, a Alice se depara com o caos, ela não consegue falar sobre ela mesma quando sua identidade é questionada pelos outros personagens, e chega até mesmo a ser vista como uma "impostora".

Fora todo este sofrimento, Alice precisa todo o tempo, decifrar enigmas e achar chaves para poder conseguir sair do País das Maravilhas - sair do inconsciente e voltar pro consciente -  pra tentar construir sua própria história.

Ao meu ver a Alice é uma jovem perdida dentro do seu inconsciente - tentando separar o que é real do imaginário - que está beirando a loucura e está lutando pela sua sanidade.

2 comentários:

  1. "Não dá pra saber se o fulano gostou, porque entendeu a mensagem, ou se ele gostou porque não entendeu" EXATAMENTE !!! uahuahuhauhauhuahuha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neh? Tem muitas pessoas que eu ouço dizendo que gostaram muito de tal filme ou livro e ao falarem sobre o assunto fica muito claro que a pessoa não entendeu nada. Não se atentou a mensagem. Então do que ela gostou? Que mensagem ela criou?

      Excluir