quinta-feira, 19 de abril de 2018

Cantando Minha Vida - Capítulo 16: Heavy

"Eu não gosto da minha mente neste momento
Empilhando problemas que são tão desnecessários
Queria poder desacelerar as coisas
Eu quero deixar pra lá, mas há conforto no pânico
E eu enlouqueço
Achando que é tudo sobre mim
Sim, eu enlouqueço
Porque não posso escapar da gravidade

Eu estou segurando
Por que tudo é tão pesado?
Segurando
Muito mais do que eu posso carregar
Eu continuo arrastando comigo o que me derruba
Se eu soltasse, eu poderia me libertar
Segurando
Por que tudo é tão pesado?

Você diz que eu sou paranoica
Mas eu tenho certeza que o mundo quer me pegar
Não é como se eu escolhesse
Deixar minha mente ficar essa bagunça

Eu sei que não sou o centro do universo
Mas você continua girando em torno de mim do mesmo jeito
E eu enlouqueço
Achando que é tudo sobre mim

Eu estou segurando
Por que tudo é tão pesado?
Segurando
Muito mais do que eu posso carregar
Eu continuo arrastando comigo o que me derruba
Se eu soltasse, eu poderia me libertar
Segurando
Por que tudo é tão pesado?

Por que tudo é tão pesado?
Por que tudo é tão pesado?"

sábado, 14 de abril de 2018

My dear Virginia

“Minha vida foi roubada de mim”.

"... antigos e rijos carvalhos são desenraizados em nós pela ação da doença, como nos afundamos no poço da morte e sentimos as águas da aniquilação fecharem-se acima da cabeça..."

"Vivo em uma cidade em que não gostaria de morar, vivo uma vida que não desejei viver... Se eu pensasse com clareza eu lhe diria que eu luto sozinha na mais profunda escuridão e que apenas eu posso entender minha condição. Você diz que vive sob a ameaça de minha extinção eu também vivo. É meu direito. É o direito de todo ser humano..."

“Você não pode encontrar a paz evitando a vida”.

"... o que significa arrepender-se quando você não tem escolha? É o que você pode aguentar. Ninguém vai me perdoar. Era a morte. Escolhi a vida."

“Não são as catástrofes, assassinatos, mortes, doenças, que nos envelhecem e nos matam; é a forma como as pessoas olham e riem, e apressam os passos para os ônibus.”

"... encarar a vida de frente, sempre encarar a vida de frente. E vê-la como ela é. Entendê-la, finalmente. E amá-la do jeito que ela é, e então, deixá-la partir..."

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Conceitos

Hoje ao olhar minha página numa rede social, eu me deparei com uma "lembrança" de algo que ocorreu há alguns anos, aonde uma pessoa que fazia parte do meu círculo social me disse que quando eu quisesse arranjar alguém, eu não deveria exigir muita coisa porque - diferente dela - eu não sou muito atraente.

Sabe, na hora que ela me falou isso eu não me ofendi, não mesmo, até porque eu nunca me achei atraente. Mas isso me fez pensar o quanto as pessoas são fúteis e quão distorcido é o Conceito sobre o que é bonito ou não, do que é bom ou não.

Algo que eu sempre me questionei é sobre quem dá o poder e a majestosa superioridade para aqueles que simplesmente decidem que um quadro todo rabiscado "sem sentido" é arte e vale milhões, ao passo que um desenho perfeito e majestoso não tem valor algum! Quem decide isso? Quem decide o que é bom, e o que não é? Será que alguém realmente deveria "reter" esse poder?

É interessante por que isso não se aplica só a arte, mas se aplica em tudo em nossa vida. A como encaramos o sucesso, o fracasso, como encaramos os outros e a nós mesmos, como encaramos a nossa vida!

As garotas negras normalmente não aceitam seus cabelos crespos, ou cacheados, não aceitam o formato do seu próprio nariz! Muitas mulheres lindas que são corpulentas, não aceitam que podem ser e são atraentes, pois alguém disse e nos fez acreditar que somente o manequim 38 tem valor de mercado! Oiee??? Gente, como é possível tentarmos padronizar algo que não tem padrão??? Quem disse que não pode, ou que não há beleza em formatos, cores, texturas diferentes?

Quem disse? Os conceitos nos disseram. Se formos olhar nos dicionários iremos encontrar, entre outras definições, que Conceito basicamente é a compreensão que alguém tem de uma palavra; noção, concepção, ideia. Note, alguém definiu! Como se defini o que bonito? O que é bom? O que é atraente? Que know hall esse alguém tem? Quem concedeu esse know hall a esse alguém?? Viu, simplesmente isso não faz sentido! Não faz sentido padronizar e "culturizar" algo que não há base para se categorizar, entende?

Um exemplo: Dizem que os olhos claros (verdes/azuis) são mais apreciados e desejados por serem os mais raros. Isso é mentira! A cor de olhos mais rara do mundo é o olhos negros. Eu nunca conheci alguém com olhos negros. Você já? Por que então, os olhos negros não são o padrão de beleza?? Viu, não faz sentido!

Então reveja seus conceitos. Entenda o porquê você só consegue achar atraente certo biótipo, certa cor de olhos, certa cor de pele. Por quê? O que te faz pensar que algo que sai fora de um Conceito que foi pré-estabelecido por alguém que você não tem ideia de quem seja, e que foi doutrinado a você, seja o único bom? O melhor? O desejável?

Pare, pense, quebre paradigmas. Se olhe no espelho. O que você vê? Seu cabelo, seus olhos, seu nariz, sua pele são características e NÃO defeitos! Aprenda a apreciá-los e ver a beleza que existe sim em você!

E essa lição de casa com certeza será pra mim também ;)