sábado, 12 de outubro de 2013

Viver ou Sobreviver?

Muitas pessoas acreditam piamente que a vida é uma consequência de nossas escolhas.

Se você escolhe se esforçar, estudar, planejar o futuro, se empenhar nos projetos traçados e ter a coragem de encarar novos desafios, provavelmente você colherá os bons frutos do seu esforço. Ao passo que se você for uma pessoa acomodada, que não se empenha em alcançar novos objetivos, que não se esforça em alcançar seus alvos, que nem aos menos possui alvos, você se torna um fracassado.

Mas é uma questão de escolha, certo? Você tem todo o "poder", os meios e principalmente a liberdade para decidir se será um sucesso ou um fracasso, certo? NÃO! Isso não é verdade! Lembrando que o conceito de bem sucedido que quero trazer, é aquele o qual a pessoa pode dizer que tem uma vida satisfatória, dentro das condições mundiais atuais. É a pessoa que sabe o que quer, sabe no que acredita, tem uma visão razoavelmente clara sobre temas como Amor, Família, Alegria. Uma pessoa que sabe exatamente quem é, e sabe aonde quer chegar. Que sabe aonde esteve e aonde está.

A questão financeira, no tema em questão, não é de grande peso. O ponto o qual quero chamar a atenção é o fato de que algumas pessoas ao invés de viver, elas somente sobrevivem, e não, não é uma opção delas. O fato é que sobreviver é a única opção que elas tem. Alguns de nós, jamais teve a chance de ter alvos, planejamento, futuro.

Alguns de nós, nasce com um desequilíbrio mental o qual nos aprisiona e limita para sempre. As pessoas ao redor não entendem muito bem isso, porque aparentemente somos "perfeitos" com todos membros do corpo, todos os sentidos apurados e normalmente temos uma inteligência e percepção "acima da média". Mas ao mesmo tempo não temos controle emocional, racional sobre nós mesmos e nem sobre as situações cotidianas. E não, não é uma questão de se esforçar pra mudar, se esforçar pra ser mais centrado, se esforçar pra melhorar.

Não é uma questão de esperar um futuro melhor e que o amanhã será diferente, porque nós sabemos que não será! Amanhã estaremos na mesma situação, com os mesmo medos, as mesmas dúvidas, as mesmas raivas, com a mesma solidão. E não é uma questão de tratamento. O tratamento para nós nos traz ,DE VEZ EM QUANDO, um ponto de equilíbrio em meio ao caos, porém temos plena consciência que não há Prozac e nem terapia no mundo que nos fará chegar perto das oportunidades e escolhas que aqueles que vivem possuem. Por que nós só temos o direito de tentar sobreviver, e é isso que com muito sofrimento, súplica e esforço, nós tentamos fazer.