sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Em Busca de um Significado

É somente mais uma tão aguardada Sexta-feira, e nada de novo e nada de velho aconteceu... Aliás nunca acontece. O que ocorre com certa frequência, é a tão intensamente previsível, solidão e tristeza que me leva ao desespero.

Minha cabeça vai a 1000 em várias direções, situações, emoções e devaneios, mas no fim, ela somente consegue me confrontar no quão vazio e fútil é o significado da palavra "Desespero".

Os dicionários formais e online usam palavras e expressões como "Desânimo", "Sensação Ruim", "Sentimento de Angústia", "Descontrole", "Aflição", Sensação de Perda", "Sem Esperança", entre outros.

Todos esses sentimentos são ruins e intensos, porém NÃO, eles não conseguem nem ao menos passar a "noção" do que significa o desespero. Não quero parecer prepotente, mas tenho certeza que as pessoas tão cultas, refinadas e diplomadas que dão "sentido" e significado a palavras, nesse caso, não tinham a mínima noção do que estavam descrevendo.

Como esses sentimentos, o desespero, também é intenso, mas - mais que intenso - é um sentimento profundo e inquietante, e ao mesmo tempo silencioso e paralisante. Pra exemplificar, você consegue me dizer quantos gritos cabem em um silêncio? Se você conseguir, então você tem a definição da palavra Desespero.

Pensando bem, realmente é difícil definir um significado para palavra Desespero, chega ser ofensivo querer apenas definir o Desespero. O desespero exige muito de você, ele quer muito mais que um significado, ele quer que você o possua, o conforte, o compreenda.

A minha vontade nesse momento é confrontá-lo, dizer que sinto muito, mas que não posso mais continuar nesse relacionamento, exigir que ele me deixe ir... Ir por ai, ir pra longe... Sentir o vento, sentir a vida. Viver intensamente... Ser jovem e selvagem, e assim, dar uma trégua na minha mente que, constantemente, está em guerra.

Acho que mais que o significado da palavra, eu tento buscar - dentro de todo este devaneio - o significado da minha vida... Mas isso é mais difícil pra mim do que tentar taxar o Desespero em 1 ou duas palavras, ou definições.